Home |  Cursos |  Sistema Integrado de Ensino |  Contato












 

BIBLIOTECA

Pesquise aqui o acervo de nossa Biblioteca: Clique aqui

Modelo de Capa do CIE

Veja aqui o Regulamento da Biblioteca - INESUL - CIE

Acesse:

Universidade de São Paulo - USP
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Revista do Professor
Revista de Psicologia
Revista Ciência e Cognição
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME
Rede de Bibliotecas e Unidades de Inf. Cooperantes da Saúde Brasil


Horário de Funcionamento:

De segunda à sexta: 8h até 22h00
Sábados: 8h à 12h

ESPAÇO FÍSICO

Área total (m²) ............................ 340,00
Área para usuários (m²) ..................... 150
Capacidade (N° de usuários) ............... 120

A Biblioteca encontra-se informatizada, e conta atualmente com 340,00mm² de área útil, com espaços específicos para o acervo, leitura, acesso a redes e trabalho técnico.

O Plano de Informatização da Biblioteca prevê a sua completa informatização. A Biblioteca está ligada em rede a sistemas de serviços de intercâmbio de bibliotecas, como o BIREME, entre outros. A Biblioteca conta atualmente com 15 (quinze) micro-computadores, para a realização de trabalhos e estudos didáticos, todos conectados à internet. E também 2 (dois) utilizados para o cadastramento do acervo pelas bibliotecárias.

Nível de Informatização

a) tecnologia utilizada: Multiacervo;

b) ambiente: Rede local de microcomputadores;

c) funções: Catalogação, pesquisa, empréstimo, aquisições, e controle de periódicos;

d) características: Armazena livros, enciclopédias, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos digitais e outros documentos. Registra individualmente cada exemplar ou volume. Visualiza documentos eletrônicos. Controla Administração de usuários através de senhas. Imprime e lê etiquetas em código de barras. Realiza consultas intuitivas por autor, título, palavra-chave, notas gerais e outros dados combinados entre si. Gera diversas estatísticas de empréstimos e do acervo geral. Consultas por código do assunto, detalhadas ou resumidas;

e) catalogação: Conjunto de informações que formam um banco de dados completo do acervo, cobrindo a parte bibliográfica e a parte de coleção. Os documentos podem ser agrupados em diversos tipos, como livros, enciclopédias, CDs, fitas de vídeo, revistas, normas técnicas, documentos eletrônicos e quaisquer outras que se fizerem necessários. Diversos relatórios e também etiquetas permitem uma perfeita administração da biblioteca. Ao armazenar documentos é aberto espaço para qualquer documentação externa, tais como artigos de periódicos e internet;

f) pesquisa: Por conjunto de palavras-chave, com seleção opcional de nome de autor e título; por código de assunto (CDU) e tipo de documento; por nome de autor (inicial e/ou radical contido); por título (inicial e/ou radical contido). O módulo de pesquisa a ser utilizado pelos alunos, professores e outros usuários é extremamente simples e versátil, pode ser instalado em diversos pontos da instituição;

g) empréstimo: É bastante versátil para aceitar várias políticas de empréstimos. Com o uso de código de barras obtemos alta agilidade em seu processamento. Relatório de controle e estatísticas complementam esta função.

A Biblioteca adota a filosofia da acessibilidade de informações através do formato eletrônico das várias bases existentes, entre as quais podemos citar: SCIELO, CCN, PROSSIGA, etc.

O acesso a Internet e Base de Dados dá-se mediante o agendamento de horários com as auxiliares de biblioteca, sendo que o uso e o controle do tempo são monitorados pela mesmas.

Política de Manutenção do Acervo

Quanto à manutenção do acervo, os funcionários da biblioteca zelam pela verificação periódica do inventário e providenciam a manutenção dos livros e outros materiais que necessitem de recuperação. A recuperação é feita por meio do uso de serviços de encadernação (no caso de livros e periódicos). Os demais materiais, caso estejam danificados é providenciada a substituição ou aquisição.

Política de Atualização e Renovação Permanente do Acervo Mecanismos de Aquisição

Refere-se ao crescimento do acervo e à política de seleção e aquisição de materiais impressos, audiovisuais e eletrônicos para a biblioteca do Instituto.

A aquisição é semestral, consoante indicações do corpo docente, Coordenadores de cursos do Instituto e alunos. É também realizado uma verificação dos livros inseridos na biblioteca e sempre que necessário é efetuada aquisição dos mesmos mediante aprovação da Direção Geral da Instituição de Ensino.

Paralelamente, as Coordenações de cursos reavaliam os resultados alcançados e suas metas a atingir e faz uma atualização do acervo com materiais indicados em congressos, cursos e seminários técnicos, resenhas de livros e outras fontes.

No decorrer do semestre, são também adquiridas obras relevantes para os cursos ou aquelas de caráter de interesse geral, cuja existência no acervo é importante.

A seleção do material bibliográfico é feita com critérios próprios, baseados em normas internacionais, observando-se os seguintes parâmetros:

Adequação às capacidades, necessidades e interesses dos usuários;
Atualização de novas edições, a cada ano, pela aquisição dos melhores textos;
Preferência por novos títulos, obras de autores consagrados e data atual de publicação;
Caracterização do valor histórico das obras seja ele legal, fiscal ou cultural;
Número de exemplares existentes de cada obra, com verificação da frequência de uso pelos usuários;
Prioridade para os conceitos de especificidade, relevância do tema e o princípio utilitário.

Também no ato da aquisição, quando se consolidam as indicações bibliográficas feitas pelas Coordenações de curso e pelo corpo docente, a bibliotecária avalia se o número de exemplares solicitados é viável, fazendo uma comparação no acervo, com apoio de relatórios informatizados, do número de exemplares existentes.

Caso o acervo já contenha um número razoável de exemplares, adquire-se em pouca quantidade somente para renovação daqueles volumes muito procurados que sofrem desgaste natural ou que já sofreram restauração e mesmo assim permanecem com utilidade para empréstimos e leitura na biblioteca.

POLÍTICA DE EXPANSÃO

A formação e o desenvolvimento das coleções são feitas através de compras. Através desta modalidade são agregados uma média de 1.500 volumes anuais. Cabe ressaltar, que o Instituto destina no seu orçamento anual recursos para a aquisição de materiais bibliográficos, garantindo a contínua atualização das coleções. No processo de seleção é desenvolvido uma parceria entre Biblioteca e professores. No que se refere à coleção de periódicos científicos, a Biblioteca agrega aos títulos já existentes, outros títulos indicados pelos professores de interesse geral.

O Instituto de Ensino Superior de Londrina entende que é necessidade e de suma importância ampliar o espaço físico e acervo da biblioteca. Entre os planos de expansão citamos.

a) ampliar o espaço físico, gradativamente, de acordo com a elevação do número de usuários e funcionários. A área atual de cerca de 340 m², deverá ser ampliada para 540 m²:

b) reestruturar e ampliar o espaço destinado para o acesso à Internet;

c) ampliar o ambiente para estudo e pesquisa em grupo e individual;

d) criar uma sala para a pesquisa em vídeos;

e) ampliar o ambiente para a leitura de periódicos;

f) ampliar o espaço destinado aos serviços da biblioteca;

g) criar sala para recuperação de informações;

h) aumentar o número de vagas de técnicos e colaboradores.

Serviços Prestados aos Usuários

1. Clientes Internos - Empréstimo domiciliar, para alunos, professores e funcionários do Instituto, por período de sete (7) dias, prorrogáveis para alunos e na quantidade de dois (2) livros e um (1) CD ou fita VHS e cinco (5) livros por vez para professores, mais duas (duas) fitas e duas (2) revistas por vez.

2. Clientes Externos - A biblioteca está disponível para consulta in-loco, realizada por não usuários registrados (público externo).

3. Pesquisa Bibliográfica on-line é feita pelos usuários da Biblioteca em 15 (quinze) terminais de consulta existentes, podendo ser gravada em disquete para impressão nos Laboratórios de Informática ou na própria Biblioteca. Pesquisa pode incluir resumos, se necessário, também acessados via terminais de computadores.

4. Serviço de Referência - atendimento pessoal ou pelo telefone e/ou fax, com esclarecimentos e orientações sobre as fontes de pesquisas existentes e horários de atendimento.

5. Orientação para Elaboração de Bibliografias e Referências Bibliográficas de Materiais Multimídia e Tirados da Internet para alunos, para trabalhos acadêmicos, monografias e teses, em complementação aos dados fornecidos pelos professores de Metodologia Científica em sala de aula, em consonância com as normas mais recentes da ABNT/ Associação Brasileira de Normas Técnicas.

6. Tutoriais para Orientação, quanto ao Uso da Biblioteca, para alunos, visando a otimização do uso dos recursos e materiais oferecidos, permitindo o livre acesso às estantes e mobiliários de armazenamento dos materiais especiais.

7. Manutenção de Indexação Cooperativa dos Artigos de Periódicos Nacionais e Estrangeiros com atualização regular dos artigos desdobrados normalmente, com ênfase especial nos assuntos dos cursos do Instituto. Este material se constitui em excelente fonte de pesquisa para os trabalhos acadêmicos.

8. Alimentação Constante e Regular do Sistema de Informatização - este software é usado para a informatização dos acervos bibliográficos, audiovisuais e eletrônicos, após o planilhamento manual e digitação de cada obra inserida no acervo, sob supervisão e conferência da bibliotecária chefe. Esta é a principal fonte de recuperação dos assuntos dos livros, pois através da tela on-line são apresentados os dados principais da obra, indicação do número de classificação e o número de exemplares disponíveis existentes em cada campus, possibilitando facilidade na utilização.

9. Videoteca - composta de fitas atuais e de ótima qualidade, para uso dos alunos, adquiridas dos melhores fornecedores do mercado. Em breve será feito Convênio com a Videoteca da Rede Globo de Televisão que mantém catálogo em disquete, de programas como: Globo Ciência, Globo Comunidade, Globo Repórter, Globo Rural, etc.

10. Banco de Casos - os Estudos de Casos são considerados como um recurso pedagógico básico e de grande abrangência, pois os casos são recontados a partir de práticas vivenciais da administração empresarial dos professores e consultores brasileiros e de outras firmas brasileiras e estrangeiras.

11. Hemeroteca - disponibilização de jornais diários, mantendo, para uso local, dos principais títulos existentes, a partir das oito (8) horas da manhã. Assinaturas disponíveis:

Jornal de Londrina
Folha de Londrina
Gazeta do Povo
O Estado do Paraná

12. Disquetes e CD ROMs - material especial de ampla utilização, principalmente os disquetes que acompanham os livros de Informática, Matemática Financeira e Contabilidade de Custos, e os CD ROMs que substituem os dicionários de português e inglês, além dos que reproduzem os Anais de Congressos da área.

13. Acesso à Internet o recurso de acesso às redes nacionais e internacionais de pesquisa é oferecido aos usuários como um material de trabalho diário. É feito através dos 15 terminais de acesso à Internet existentes na biblioteca e nos 51 micros dos Laboratórios de Informática. Os equipamentos estão disponíveis para acesso das 8h às 22:30 horas diariamente, e na Biblioteca também aos sábados, de 08 às 17 horas.

14. Estatísticas - para avaliação das atividades da Biblioteca pelos próprios usuários são feitos registros estatísticos semestrais em forma de tabelas e gráficos, expostos nos quadros de avisos do campus. O material contém movimentação e crescimento do acervo, número de empréstimos domiciliares, livros e fitas emprestados, números de consultas in loco e número de aquisições.

15. Sistema Informatizado de Empréstimo, Devolução e Cobrança - Através dele é realizado o cadastramento automático do corpo docente, discente e funcionários na Biblioteca, antes do leitor solicitar qualquer serviço. O sistema favorece o atendimento aos usuários no balcão de empréstimo e o controle de cobrança de materiais em atraso em todo o campus.

16. Indexação dos Artigos Relevantes das Publicações Periódicas, com o objetivo de otimizar trabalhos acadêmicos e pesquisas, a partir da análise do conteúdo das obras com apoio de palavras-chave do texto.

Programas de orientação para os Usuários

A cada inicio de ano a Biblioteca orienta aos novos alunos sobre horário e procedimentos para a utilização dos espaços, serviços presenciais, organização geral do acervo, tipos de materiais impressos, audiovisuais e eletrônicos que podem ser utilizados por todos, orientação para o empréstimo e orientação de como fazer referência bibliográfica para os trabalhos de textos.









         
         




       
   


 











CIE - Centro de Educação Profissional Integrado
(43) 3379-2051
© 2006-2012 - Todos os Direitos Reservados